Pesquisa

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

STANd firm FORwarD


Não seja apenas mais uma ovelha no rebalho do tio Sam Jobs.
   
    Renascendo das cinzas. Após um abalo emocional incomensurável da morte de seu único filho. O casal Leland e Jane Stanford decidiu que, como não era mais possível fazer nada pelo seu próprio filho, eles iriam “adotar” e cuidar do filho dos outros. E depois de chegar a impasse de como homenageariam o filho. Construir um museu, uma escola técnica ou uma universidade? Para entender como funciona uma universidade, o casal parte em uma jornada por diversas universidades. É então que se concretiza a decisão de construir uma universidade. A Stanford. Leland Stanford Junior University.  
    A Fazenda. Um apelido da universidade. Nada mais justo para uma fundação que surgiu a partir da fazenda da família Stanford, que possuía mais de oito mil acres de área. Planejada e construída exaustivamente durante 6 anos, com a colaboração do mesmo arquiteto que criou o Central Park. É inaugurada em 1 de outubro de 1891, uma instituição pioneira; cujo admitia alunos de ambos os sexos, não possui nenhum laço com instituições religiosas e visava formar um cidadão culto e útil para sociedade.
    Após a morte de Leland Stanford em 1893, Jane Stanford continuou a fazer melhorias na universidade, algumas estéticas, em relação a monumentos em homenagem ao filho. Como também decisões importantes para a manutenção e sobrevivência da universidade. Como quando ocorreu uma crise financeira logo após a morte do marido. Com receio de que Stanford virasse uma universidade feminina fixou o limite de mulheres em 500. Algo que mais tarde necessitou ser modificado, porém respeitando a proporcionalidade dessa época em que Jane interviu. Com o intuito de oferecer uma educação de qualidade e gratuita, a universidade conseguiu manter-se gratuita até 1920, quando passou a cobrar taxas. Antes de morrer Jane determinou que suas joias (US$ 500 mi) fossem utilizadas para compra de livros para biblioteca e matérias de uso dos estudantes e da universidade, até os dias atuais. Jane morre em 1906 durante uma viagem, em Honolulu (Havaí). Causa desconhecida, porém existiram fortes indícios de envenenamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário