Pesquisa

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Vale do Silício (Silicon Valley) - Califórnia

Em 1939, com o incentivo de seu professor e mentor, Frederick Terman, os alunos de Stanford David Packard e William Hewlett estabeleceram uma pequena empresa de eletrônicos em uma garagem de Palo Alto.

David Packard and William Hewlett
Alunos de Stanford, David Packard e William Hewlett na garagem de Palo Alto, mais tarde apelidado de "berço do Vale do Silício".

Em 1952, Stanford ganhou seu primeiro Prêmio Nobel, que foi para o professor de física Felix Bloch, três anos depois, seu colega Willis Lamb Jr. também ganhou um Nobel. 
Sob a liderança de Terman, professor de engenharia elétrica que serviu como reitor de 1955-1965, a universidade iniciou uma campanha para construir "torres de excelência", aglomerados de ciência e investigadores de engenharia, e que atraia os melhores alunos. Seu papel na promoção de laços estreitos entre estudantes de Stanford e as indústrias de tecnologias emergentes levou alguns a considerá-lo o pai do Vale do Silício. Ele criou um espírito empreendedor, que hoje se estende a cada disciplina acadêmica na Universidade de Stanford.

No início da década de 1970, o professor Vinton Cerf, conhecido como o "pai da Internet", desenvolveu com um colega os protocolos TCP / IP, que se tornariam o padrão para a comunicação via Internet entre computadores. Na década de 1980, João Cioffi e seus alunos perceberam que as linhas de telefone tradicionais poderiam ser usadas para a transmissão de dados em alta velocidade, levando ao desenvolvimento de linhas de assinante digital (DSL). Em 1991, o físico Paul Kunz SLAC configurou o servidor web primeiramente nos EUA, depois de visitar Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, em Genebra, Suíça. O Google foi desenvolvido por estudantes de pós-graduação de Stanford na década de 1990 - Sergey Brin e Larry Page.

A Internet, sem dúvida, é o ponto central da história do Vale do Silício.

Fonte: http://www.stanford.edu/about/history/history_ch3.html 


Ver também:



http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/uma-escola-chamada-vale-do-silicio





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário