Existem projetos a serem aprovados no Congresso Nacional para a regulamentação da profissões de TI. No entanto, o grande número de pessoas contra essa regulamentação e o outro grande número a favor, impede que se entre em um consenso nas propostas há mais de 10 anos.
Em um dos lados está a SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que se posiciona contra a criação de um conselho em moldes tradicionais, pois pode levar a uma valorização da posse de um diploma em detrimento da posse do conhecimento, e no caso da área de TI muitos profissionais não têm curso superior na área e com isso não teriam méritos para estar na função. Contudo, a própria SBC é a favor da regulamentação desde que se obedeça as seguintes condições:
- O exercício da profissão de Informática deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal;
- Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima;
A regulamentação dos profissionais de TI é importante, principalmente,por melhorar as condições de trabalho para o profissional desse setor. Mas obrigar a todos que seguem esse mercado a ter uma graduação de nível superior na área é remar contra o grande desenvolvimento tecnológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário