A regulamentação do profissional de informática, é um tema que já vem em tramite no cenário nacional a muito tempo, mas nos últimos anos, o tema vem ganhando mais força.
A "polêmica" lei em questão visa regular o exercício da profissão de Analista de Sistemas e atividades relacionadas com a informática, ou seja, quem trabalha de alguma maneira em alguma atividade relacionada com a informática terá a sua vida afetada
Existem duas correntes querendo decidir sobre como deve ser a regulamentação de quem trabalha com a informática neste país: uma é a do Projeto de Lei em questão que pretende regular a profissão através da qualificação profissional, mas beneficiando os profissionais que já trabalham na área há no mínimo 5 anos, e a outra a SBC(Sociedade Brasileira de Computação) que visa a autorregulamentação do profissional, baseando se nos moldes da área de propaganda com o seu CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).
A regulamentação trará pontos positivos, pois com a regulamentação "consequentemente" será criado um conselho federal de informática (CFI), e seus respectivos conselhos regionais (CRI). Com isso haverá uma maior fiscalização nas empresas de TI, para averiguar os ambientes de trabalho, um maior incentivo para a criação de um piso salarial para categoria, dentre outros pontos.
O porte de um diploma não quer dizer que um profissional tem maior conhecimento do que outro que não tem. O diploma mostra que você passou por uma universidade, e conhece as diretrizes de um curso de computação, diferentemente de um que apenas estudou em casa.
O porte de uma certificação de um determinada IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento) é que é um diferencial, pois o criador da ferramenta é quem vai dizer que você domina aquela ferramenta
O empregador é quem define o processo de seleção, visando saber qual o melhor profissional para trabalhar na sua empresa
É necessário revisar todos os pontos contras e favor da regulamentação para que a decisão que seja tomada, seja a melhor decisão.
A meu ver, a regulamentação é a melhor saída para que o descaso com os profissionais acabe ou ao menos diminua no país
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário