Pesquisa

terça-feira, 22 de janeiro de 2013



 Aaron Swartz
Desde criança Aaron Swartz, se interessava por computadores, isso se deu por uma grande influencia de seu pai Robert Swartz proprietário de uma empresa de software. Desde os dezessete anos Aaron participava de debates sobre propriedade intelectual e licenças. Por ser um ativista defensor de uma internet livre, foi acusado pelo MIT(MassachussetsInstituteof Technology) por fazer download ilegal de cerca de 4,8 milhões de documentos científicos e literários.
Um verdadeiro gênio, para muitos Swartz era considerado uma pessoa a frente do seu tempo, desde cedo Aaron interessou-se por programação onde teve muita influencia de seu pai Robert, com apenas 13 anos Aaron participou e venceu uma competição para jovens que criam Websites vencedor do premio ArsDigitaPrize  como premio “coincidentemente”  teria direito a uma viagem ao MIT.Aos 14 anos participou do projeto para elaboração  do RSS 1.0.Como muitos gênios como Bill Gates e Steve Jobs, Swatz chegou a frequentar uma Universidade, mas pouco tempo. Aaron teve pouco tempo de vida, mas com muitos projetos, todos relacionados ao mundo virtual.
Aos 21 anos Aaron ingressou em círculos acadêmicos e não acadêmicos que discutiam questões relacionadas às transformações econômicas e sócias provocadas pela internet. Com atitudes cada vez mais revolucionarias Aaron defendia uma internet livre.
Faltando poucas semanas para o seu julgamento onde Aaron é acusado de obter ilegalmente de informações a partir de um computador protegido por parte da empresa JSTOR uma empresa privada que disponibiliza de forma paga acessos a artigos científicos. Ele baixou mais de 4 milhões de artigos científicos, mas de forma totalmente contraditória, já que a JSTOR acusou de “roubar” os artigos, simplesmente Aaron não vendeu ou disponibilizou os artigos na rede, ele simplesmente devolveu os artigos digitalizados a JSTOR. Mesmo assim ele teve o pedido de condenação de 35 anos e o pagamento de 1 bilhão de dólares em multa.
Poucas semanas antes do fim do julgamento o mundo perde uma mente brilhante Aaron Swartz foi encontrado morto em sua casa, sua família emitiu uma nota que a decisão de Aaron foi “um produto de um sistema de justiça criminal repleto de intimidações”e alegam a responsabilidade de levar a Aaron a cometer suicídio ao MIT.
Qual que seja o motivo de sua morte se suicídio por conta das investigações ou outros motivo pessoais nos leva a pensar o quanto a sociedade vai perder com a morte do brilhante Aaron Swartz, foi vitima de um verdadeiro complô.
Texto Anderson Graça Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário