Pesquisa

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A Regulamentação (ou não) da profissão.

             Não é de hoje que se discute a regulamentação da profissão dos trabalhadores em Tecnologia da Informação. As apostas desta vez estão no Projeto de Lei do Senado 607/07, de autoria do então senador Expedito Júnior. O Projeto visa à criação do Conselho Federal de Informática (CONFEI) e dos Conselhos Regionais de Informática (CONFEIs), além de discriminar as atividades dos Analistas e Técnicos de Informática.

Analistas de Informática seriam aqueles detentores de diplomas de nível superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Processamento de Dados ou formados em escolas estrangeiras com diplomas reconhecidos pelo País. Já os Técnicos de Informática seriam os portadores de diploma do ensino médio, de Curso Técnico de Informática ou de Programação de Computadores expedidos por instituições de ensino reconhecidas. Pessoas que já trabalhassem como Analista/Técnico de Informática há cinco anos ou mais a partir da data em que a Lei entrasse em vigor, estariam aptos a requerer, em suas respectivas funções, o registro nos Conselhos Regionais de Informática.

O Projeto abrange também questões como atribuições de cada função, além da jornada de trabalho, papéis exercidos pelos Conselhos e penalidade aos que não trabalharem de acordo com o que foi estabelecido pela Lei.

Como não poderia deixar de ser, o Projeto encontra tanto apoio quanto resistência dentro da comunidade de pessoas que já atuam na área. A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) posiciona-se contra por acreditar que a Lei valorizará o diploma em detrimento do conhecimento, mas é a favor de uma regulamentação que não restrinja o mercado aos profissionais diplomados.

Há sim (e não é de agora) a necessidade da regulamentação dos profissionais que trabalham com tecnologia. O Projeto de Lei do Senado 607/07, ainda que não atenda a todos, é importante no sentido de ser uma proposta mais estruturada e preocupada com a organização das atividades exercidas pelos analistas e técnicos de informática, que marca mais uma tentativa de regulamentar esta área tão abrangente, presente e necessária para o desenvolvimento da Nação.
 
Fontes:
- Infeliz com a carreira de TI? Confira orientações de especialistas. Disponível em <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/infeliz-com-a-carreira-de-ti-confira-orientacoes-de-especialistas>.
- Regulamentação do Profissional de TI. Disponível em <http://www.profissionaisti.com.br/2011/07/regulamentacao-do-profissional-de-ti/>.
- Contra a regulamentação da profissão de analista de sistemas. Disponível em <http://tisimples.wordpress.com/2009/07/28/contra-a-regulamentacao-da-profissao-de-analista-de-sistemas/>.
- Deputados avaliam regulamentação de profissionais de TI. Disponível em <http://computerworld.uol.com.br/blog/profissao-ti/2011/03/11/deputados-avaliam-regulamentacao-de-profissionais-de-ti/>.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário