Aaron Swartz foi um dos co fundadores da Reddit, o grupo Online Demmand Progress e um dos co fundadores da especificação RSS. Programador sagaz, foi vencedor de diversos concursos de programação, como o premio ArsDigita.
Filho do fundador da Mark Willians Company, desde pequeno ele se interessou por computadores, computação, internet e cultura de internet. Ele atuou em alguns grandes projetos na W3C e foi autor do RFC(Request For Coment 3870) que definia o tipo de conteudo RDF/XML.
Durante um ano ele frequentou a universidade Stanford, mas saiu e fundou a Infogami.
Swart era significantemente envolvido com a campanha para parar a votação do projeto de lei SOPA( Stop Online Piracy Act ). Ele tomava frente de diversas manifestações a respeito do direito ao acesso da informação.
Varios foram as contribuições de Aaron para o mundo, ele por exemplo por volta de 2006, teve acesso ao conjunto bibliografico completo da Livraria do congresso: a biblioteca cobrava taxas pelo acesso a este, mas como um documento do governo, não foi protegido por direitos autorais nos EUA. Ao publicar os dados no Open Library, Swartz tornou disponível gratuitamente.
No inicio do ano de 2011, Aaron fez download de mais de 4 milhoes de artigos da coleção de artigos do jornal academico JTOR. Ele era membro facultativo da Universidade de Harvard, o que lhe garantia acesso a uma conta JSTOR. Através de meios ilicitos e nada convencionais, ele iria compartilhar esses dados atraves de uma rede P2P. Foi pego e condenado por fraude em redes e computadores, obtendo por meio ilicito informações de um computador protegido e danificando-o. No dia 11 desse mes, Aaron foi encontrado morto em seu apartamento. Ele teria se enforcado devido a pena de 35 anos.
Esse é só mais um caso no debate atual da liberdade que há na internet. Há que diga que ele é mais um martir da causa da liberdade de expressão. Eu naõ discordo disso. Entretanto, ele usou de meios ilicitos para conseguir difundir essa ideia e usou metodos fora da lei pra que ele tivesse acesso aos documentos, isso é claramente uma violação a privacidade de alguem. Talvez a pena tenha sido alta, mas isso ainda configura crime e ele deveria pagar pelo crime que cometeu para sair de cabeça erguida e continuar a luta apos os anos encarcerados e naõ dar um fim a sua vida, sua ideologia e sua causa.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário