Pesquisa

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Aaron Swartz e o reconhecimento póstumo

Não é de agora que percebemos que as pessoas só são valorizadas após a morte. Em todos as matérias e sites que tive a oportunidade de ler o jovem Aaron é apresentado como um gênio, uma promessa e óbvio todos lamentam muito a sua morte. Agora eu pergunto: "Quem conhecia Aaron Swartz e o seus ideais antes da sua morte?" Praticamente ninguém. Idealizadores são jogados pra debaixo do tapete ou comprados para deixarem de criticar muito o sistema.
Aaron era um jovem muito talentoso e como a maioria dos jovens era cheio de ideais, acreditava que com o seu talento, poderia de alguma forma melhorar o mundo. E realmente mesmo muito jovem colaborou para a concretização de grandes projetos. 
Trabalhou na versão 1.0 do Rich Site Sumary (RSS). Aos 16 anos dedicou-se a fundação da Infogami. Com 17 anos, ingressou na equipe do Creative Commons. Em 2006, ingressou na equipe de programadores da Reddit, plataforma aberta que permite que membros votem em histórias e discussões importantes. No mesmo ano tornou-se colaborador da Wikipédia. No vídeo Aaron Swartz - The network transformation ele discute a arquitetura de poder montada na grande rede e as mudanças fundamentais da transição da mídia antes e depois da internet.
Possivelmente a frustração de perceber que lutar por uma liberdade de circulação de conteúdos na Internet era algo praticamente inalcançável  somando-se a isso as multas e uma possível condenação e prisão elástica contribui para que Aaron tomasse a decisão de tirar a própria vida. 
É sempre muito comum ouvirmos a expressão: "Os fins justificam os meios". Mas quando estes fins interferm no ego e o bolso dos lobistas da net ou de qualquer outra atividade finaceira poderosa o resultado é trágico.

http://www.outraspalavras.net/2013/01/16/aaron-swartz-guerrilheiro-da-internet-livre/

http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/aaron-swartz-fundador-do-sistema-rss-suicidouse-aos-26-anos-1580563

http://tecnologia.terra.com.br/internet/apos-suicidio-aaron-swartz-da-nome-a-lei-de-crimes-da-web,deb5d7e25534c310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

http://www.youtube.com/watch?v=CzNXDdjtXQI


Nenhum comentário:

Postar um comentário