Pesquisa

sexta-feira, 7 de março de 2014


WEB SEMÂNTICA E WEB 2.0


Com o advento desse avanço ligado a essa área, originou-se impactos positivos, levando em conta a forma de obtenção e exposição do conhecimento coletivo e a busca por informações. Há também uma comunicação mais rápida tornando ele mais dinâmico fazendo com que usuários contribuam para a organização dos conteúdos e informações criando um dinamismo, ou seja, deixou de ser algo engessado (sem interação direto do usuário), como antigos sites, que somente o desenvolvedor poderia alterar algo. Ex's: Redes sociais, blogs e não podemos deixar de falar do Wikipedia, sendo a maioria deles gratuitos.

Atrelado a isso a web semântica vem para facilitar essas pesquisas e obtenções de respostas. O Google por exemplo é uma ferramenta de pesquisas que descreve muito bem isso, pois possuem mecanismos como: filtragem de dados, correções sintáticas de palavras ou frases relacionadas, tradutor, GPS (caso essa pesquisa seja um endereço) e etc...

Os aspectos negativos hoje está relacionado ao conhecimento e a segurança pois com essa facilidade e também por pessoas, em sua maioria conhecerem dessas ferramentas, procuram informações já processadas, deixando muitas vezes de ler o conteúdo pesquisado, onde aqueles conteúdos postados em blogs, ou sites como Wikipedia, por exemplo, são informações que podem ser alteradas e algumas vezes não são confiáveis.

A segurança da informação é dos aspectos mais negativos, pois o usuário precisa, muitas vezes, postar informações pessoais (dados) para criar um perfil, ou efetuar um cadastro. Pode-se dizer que com a web 2.0 o utilizador fica mais exposto. Surge então outro grande problema que é a maior facilidade que os criminosos têm em encontrar e aliciar vítimas online, ou até a maior facilidade que existe em espalhar certas ideologias e influenciar possíveis seguidores.

Aluno: Tarssito Pereira
Curso: Técnico em Informática
IFBA - Subsequente - Camaçari

Nenhum comentário:

Postar um comentário