Pesquisa

quarta-feira, 5 de março de 2014

WEB 2.0 e WEB Semântica



E aí galera, quero poder compartilhar com vocês o que entendi numa breve leitura sobre dois assuntos bastante interessantes neste imenso universo da Internet, sobre os quais estão descritos no tema desta postagem. Começarei falando sobre a Web 2.0, tema não muito comentado entre nós, mas estamos todos cercados e envolvidos nesta realidade, você verá como nas próximas linhas desta postagem.

Se você tem pelo menos 10 anos em contato com a internet, terá de concordar comigo que as páginas da nossa Web não eram lá tão encantadoras, os sites eram realmente toscos (me permita o termo), e estavam lá como livros: as pessoas acessavam liam, e viam o que era de interesse e fechavam, nada mais. No cenário atual, uma página que se limitar a isso estará fadada a obsolescência.

A Web 2.0 é considerada como um “segundo capitulo” da história da internet, pois trouxe uma nova visão do que é uma página web na gigantesca rede de redes. O seu objetivo é justamente trazer o que até então era novidade entre nós internautas: mais criatividade, compartilhamento de informações e, sobretudo, colaboração entre nós, fazendo-nos tomar parte nesta revolução.

A partir disso, cumprindo seu objetivo, a Web 2.0 trouxe consigo serviços de relacionamentos sociais, páginas repletas de vídeos, blogs e outros serviços com uma característica em comum: a participação efetiva do usuário nos dois sentidos do tráfego de informação: recebe-se conteúdo dinâmico, fornece-se o mesmo tipo de informação com a mesma facilidade, ou seja, download e upload acontecendo a todo instante e compartilhando informações de todos os gêneros e interesses.

Com todas essas possibilidades trazidas pela Web 2.0, agora o usuário que liga o seu computador ou notebook e se conecta a internet, deixou de ser apenas um mero usuário e passou a ser um colaborador de conhecimentos e informações. Portanto, a quantidade de informações disposta na internet, que já era significativa, passou a ser gigantesca.

O crescimento da internet foi tão inesperado que gerou consequências inimagináveis. Isto, de certa forma, é muito bom em virtude da abrangência e da quantidade de fontes com conteúdos diversos, mas acabou ocasionando um verdadeiro caos de informações. Eis um problema, pois agora qualquer um publica suas próprias informações, e com isso o volume se tornou tão desmensurado que acabou poluindo os resultados e deixando a navegação cada vez mais confusa e dispersa.

Com o intuito de solucionar este problema, surge a Web Semântica. Nela, cada informação vem com um significado bem definido e não se encontra mais solta no mar de conteúdos, permitindo uma melhor interação com o usuário. A Web Semântica é uma nova rede de informações, e sim um projeto que visa aplicar conceitos inteligentes na internet atual.

Com ela, surgem novos mecanismos de busca, interfaces inovadoras, criação de dicionário de sinônimos e a organização inteligente de conteúdos. Assim, não precisaremos mais minerar a internet em busca de algo que procuramos, pois ela não mais se comportará como um monte de informações empilhadas.

Essa nova tecnologia está apenas em seus primeiros passos, e ainda vai levar mais alguns anos até que entre completamente em vigor e dê um jeito em toda a enorme desordem que a internet se tornou. Mas, algo curioso já pode ser conferido no site da Google, por exemplo, digitando a palavra “define:” seguida de qualquer outra palavra.


Ao invés de receber varias páginas com resultados genéricos, o site exibe para você apenas páginas que definem a palavra que você escolheu, é a internet ganhando inteligência artificial para filtrar o que você procura. Com base nisto, pode-se concluir que a Web Semântica é um novo passo no desenvolvimento da internet marcado principalmente pela organização do conteúdo e pela interação inteligente do usuário com o material disponibilizado na rede.

Por: Ricardo Barbosa de Oliveira
TI - IV Semestre 
IFBA - Campus Camaçari

Nenhum comentário:

Postar um comentário