Pesquisa

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Relações com o Filme Matrix I - Computador e Sociedade


Com base na proposta de relacionar o filme Matrix I com a Computação Ubíqua, relacionar o protagonista com os seres humanos de hoje, e as maquinas do filme com as maquinas de hoje podemos observar que:

O Filme Matrix I mostra um mundo onde a principal fonte de energia são os seres humanos, sem que elas se deem conta disso, esse mundo é chamado de “Matrix” dai o nome do filme. Assim como a Computação Ubíqua é a Matrix, onde a interação homem / maquina é invisível, ou seja, houve uma integração da informática com as ações e comportamentos naturais das pessoas. Não é invisível como se não pudesse ver, mas, sim de uma forma que as pessoas nem percebam que estão dando comandos a um computador, mas como se tivessem conversando com uma outro alguém.

Morpheus um dos protagonistas do filme, vê em Neo o escolhido para resgatar o homem, do mundo presente: mundo virtual, projetado pela mente, segundo a teoria Matrix, mundo de ignorância e obscuridade. Articulador da destruição do sistema Matrix, Morpheus tem o propósito de acordar o homem para a verdadeira realidade que estabelece um futuro, futuro este, comandado pela máquina onde os seres humanos são mantidos em cápsulas. Hoje em dia tudo o que consumimos foi produzido ou passou por uma maquina, então podemos fazer uma outra relação entre o protagonista “Neo” que era um programador e os seres humanos de hoje. Muitos dos humanos não vivem sem a tecnologia, sem seus super celulares ou super computadores pois, tem sido criado uma cultura onde a vida do homem é pautada pela tecnologia mas, de uma forma destrutiva, pelo fato de que muitos recursos tecnológicos são prejudiciais a saúde física e mental do homem mas, ainda encontramos poucas pessoas na sociedade que não têm vinculo tecnológico, pessoas com quase um século de idade.

As maquinas do filme são tão evoluídas que chegam ao ponto de criar uma ilusão de um mundo perfeito para os seres humanos, usá-los como fonte de energia para manutenção delas próprias, mais nada comparado as nossas maquinas atuais, elas ainda não chegaram ao ponto de controlar o homem, porém isso está perto de acontecer, algumas maquinas hoje são capazes de pensar e aprender com os erros, fazer cirurgias, tocar violino e etc. Ou seja, quanto tempo demorará para que as maquinas substituam os humanos em todas as suas atividades antes de dominarem o mundo?


Ricardo Freitas Novais - 4º Semestre - Subsequente - TI

Nenhum comentário:

Postar um comentário