Pesquisa

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Filme Matrix – Relação pessoas/máquinas e traçar um parâmetro com o futuro



O filme fala da vida de Thomas Anderson um programador de uma das maiores empresa de software do mundo que vive atormentado por seus estranhos pesadelos que o mostra conectado neuralmente a um sistema de computador (a Matrix), a partir do momento que Morpheu (o líder da resistência humana) faz contato com Neo (apelido de Thomas Anderson quando referenciado a um hacker), sua visão do mundo passa a mudar a partir das escolhas que ele faz.
Morpheu então passa a tentar explicar a matrix a Neo mas, sabe que esta não tem definição e que Neo precisa escolher entre permanecer acreditando no quiser (pílula azul) ou presenciar com seus próprios olhos o que é a matrix (pílula vermelha), no momento que ele toma a pílula vermelha e como se ele tivesse nascido para um novo mundo (associação feita ao instante em que Neo sai do coma).
Neo então passa a entender que nada era real e que tudo a sua volta não passa da Matrix, ou seja, pessoas eram apenas programas e tudo à sua volta era programação. As pessoas eram mantidas em uma ilusão coletiva onde na realidade viviam em capsulas gerando energia para as máquinas. O mundo era um deserto apocalítico, governados pelas máquinas com A.I – inteligência artificial, a matrix tinha nas mãos o controle de todos os seres humanos para domina-los e usa-los como fonte de energia (meras baterias para máquinas). 
Concluir-se que a história central do filme é que o cérebro do computador tem como objetivo o controle total da raça humana, e só resta nós questionar se realmente é possível que no futuro as máquinas assumirão o controle da humanidade.
Do ponto de vista criador e criatura, a sociedade em geral teme que um dia as máquinas superem seus criadores, e que seja dominados por elas, isso acontece por que o computador é hoje a máquina que mais se assemelha com ser humano isso no contexto da forma de pensar, ainda que os computadores trabalham com números exatos. Em geral, fica a grande dúvida, se no futuro as máquinas poderá pensar sem a programação humana e operar seus próprios pensamentos (atualmente o computador é incapaz de aprender sozinho, este ainda depende da programação humana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário