Pesquisa

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Computação Ubíqua x Matrix (Filme)


O objetivo da Computação Ubíqua é relacionar tecnologia/máquina com os seres humanos, de forma tal que seja invisível, no sentido de utilizar sem perceber. Os computadores fazem parte da vida das pessoas de tal maneira que se tornam “humanos”, como vemos em Matrix, os computadores chegaram ao um nível tão alto de interação com as pessoas, que todo o universo não passa de um sistema de computador controlado por máquinas com inteligência artificial, onde o conceito de computação ubíqua esta expressamente empregado.

A onipresença dos computadores, atualmente, já é notável, se você parar por um minuto para olhar a sua volta, perceberá que existem vários computadores. Em qualquer lugar do mundo isso acontece, esse tipo de análise só é possível quando entendemos o conceito de computação ubíqua. Os computadores estão em todos os lugares por conta da utilização da chamada interface natural que torna a comunicação mais sensível e fácil, através de formas de interagir com as pessoas, como gesto, fala e visão. Outra maneira é a computação sensível ao contexto, que torna possível a captura da situação, através dos dispositivos eletrônicos, como o movimento da pessoa em um espaço, o qual pode ser detectado facilmente.

O filme nos mostra muito dessa onipresença dos computadores, já que o "universo real" é controlado pelas máquinas e os humanos cultivados em campos. Mas hoje, não há a mínima possibilidade dessa "revolução das máquinas" acontecer, de modo que é mostrado no filme. O futuro breve da computação ubíqua é a interação total, não somente de celulares, computadores, televisores ou e-books, mas também dispositivos como mesa, cadeira, geladeira, caneta, agenda e outros itens que não pertencem a informática. Através da computação em nuvem e da internet, todos os dispositivos utilizados no dia-a-dia poderão ser interligados e adaptados a necessidade de cada pessoa.

Gildeon Júnior
T.I. 4º Semestre
IFBA Campus Camaçari

Nenhum comentário:

Postar um comentário