Pesquisa

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Computação Ubíqua X Matrix


Síntese do Filme Matrix


O filme Matrix transpõe a figura do homem como personagem artificial num cenário onde as maquinas representam as formas de controle, através de métodos e códigos.

A computação ubíqua tem o objetivo tornar invisível as formas de interação do homem X maquina. Integrando os meios computacionais as ações e comportamentos naturais do ser humano. Fazendo com as pessoas não percebam que estão de certa forma alimentando os sistemas e maquinas existentes. Dessa forma as maquinas teriam que possuir sistemas com a capacidade perceptiva, para assim, poder automaticamente criar uma rotina onde a alimentação não fossem percebida, porem estaria acontecendo de forma espontânea.


Considerando essa interação algo imperceptível aos humanos. Atualmente o único mecanismo capaz de desenvolver-se dessa forma seria os sistemas artificiais, com modificações exclusivas. Deixando de existir mouse e teclado para reconhecer comportamentos através de sinais e ondas emitidas pelo ser que esta interagindo. Vale lembrar que essa tecnologia torna possível os dispositivos de entrada capturarem esse sinais e interpreta-los automaticamente.
A computação ubíqua requer maquinas de baixo custo porem com tecnologia avançada. Tornando-a inviável atualmente. Em alguns locais é possível reconhecer a presença de domótica, que são mecanismos controlados através de circuitos e programas, inseridos no cenário domestico, onde o usuário é capaz de realizar atividades domesticas, tais como; cortar a grama e molhar o jardim sem estar presente nesse ambiente, apenas controlando essas tarefas emitindo sinais e monitorando-as através de câmeras. Porem a ideia ainda passa por testes de desenvolvimento devido ao risco que pode trazer em algumas situações.
''A tecnologia deve ser usada para beneficiar e não para causar destruição''( Henri Fayol ).

Gildario Diz:

Um comentário:

  1. Demorei postar o resumo devido encontrar dificuldades na realização do cadastro emitido pelo professor.

    ResponderExcluir