TV Digital: Tecnologias Abordadas
A TV Digital funciona como mostrado
na figura abaixo.
Componentes da TV Digital Interativa |
Para que este funcionamento seja compreendido dividimos as
tecnologias necessárias em camadas: Aplicações, Middleware,
Codificação, Transporte e Transmissão. Como ilustrado abaixo:
Arquitetura das camadas de tecnologia da TV Digital |
Existem três principais sistemas
de TV Digital no mundo são eles:
- DVB – Digital Video Broadcasting: conhecido como padrão de TV europeu, utiliza middleware MHP – Multimedia Home Platform, busca oferecer interatividade independente do hardware e softwares específicos; ambiente de execução: JVM e HTML. Presente nos países: União Européia Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Hong Kong, Singapura, Índia e África do Sul.
Padrão DVB
- ATSC – Advanced Television Systems Committee: de organização e padronização americana, utiliza middleware DASE – DTV Application Software Environment; ambiente de execução: JVM, HTML e Javascript. Adotado pelos países: Estados Unidos, Canadá, Coréia do Sul, Taiwan e Argentina. O middleware DASE não é compatível com o MHP. Está sendo substituído pelo ACAP (Advanced Common Application Platform) e OCAP (OpenCable Applications Platform) nos EUA.
Padrão ATSC
- ISDB – Integrated Services Digital Broadcasting: padrão de TV do Japão, utiliza o middleware ARIB (Association of Radio Industries and Businesses). Ambiente de execução: BML (Broadcast Markup Language) e XML.
Padrão ISDB
Finalmente apresento o padrão de
TV digital brasileira. Segue recomendações do padrão GEM (Globally
Executable MHP). um padrão ao qual implementações existentes devem
se adaptar para obter uma conformidade que garante a execução
global de aplicações. Utiliza o middleware Ginga. Ambiente de
execução: JVM, NLC e LUA.
Padrão brasileiro |
MONTEZ, Carlos; BECKER, Valdecir. TV Digital Interativa:
Conceitos e Tecnologias. In: WebMidia e LA-Web 2004 – Joint
Conference. Ribeirão Preto, SP, Outubro de 2004.
FERNANDES, Jorge; LEMOS, Guido; SILVEIRA, Gledson. Introdução à
Televisão Digital Interativa:
Arquitetura, Protocolos, Padrões e
Práticas. JAI-SBC,
em Salvador – BA – Agosto de 2004.
PAES,
Alexsandro; ANTONIAZZI, Renato. Padrões
de Middleware para TV Digital. VII
Semana de Engenharia da UFF
IV Semin·rio Fluminense de Engenharia
Niterói, RJ, Brasil, 8-10 de novembro de 2005.
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