Pesquisa

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Interatividade & Inteligência Artificial

O texto discorre basicamente sobre a mudança brusca e fundamental no tríade básica da comunicação (emissão – mensagem – recepção). Esta mudança está ocorrendo por conta da emergência da modalidade interativa de comunicação com foco na transmissão, na distribuição, os quais são fundamentos da mídia em massa: cinema, imprensa, rádio e TV, além do computador através da internet.

Esta mudança vem ocorrendo devido a crescente demanda por interatividade, por parte dos usuários destes meios de comunicação. Pois, segundo M. Marchand, a introdução da interatividade num programa põe em questão o esquema clássico da informação. Quer dizer, o programa não se expressa mais como emissão, mas como conteúdos manipuláveis.

Em outras palavras, agora o emissor dá a vez ao receptor a fim de que este intervenha no conteúdo da mensagem para deformá-lo, desloca-lo, nos fazendo encontrar uma situação de comunicação nova que os conceitos clássicos não permitem mais descrever de maneira pertinente. Ou seja, o receptor não está mais em posição de recepção clássica, a mensagem só toma todo o seu significado sob a sua intervenção.

Todo esse processo de transformação tem gerado implicações paradigmáticas na teoria da comunicação. Pois, na teoria clássica, um conteúdo informacional é uno e indivisível, em virtude de ser fundado na performance da emissão e recepção sem distorções. Já no âmbito da comunicação interativa, reconhece-se o caráter múltiplo, complexo, sensorial, participativo do receptor, o que implica conceber a informação como manipulável, como intervenção permanente sobre os dados.

Em meados da década de 1980, M.Marchand disse o seguinte: “Daqui a dez anos vai parecer completamente absurdo ter um aparelho de TV em casa pelo qual você não pode transmitir nada, apenas receber.” Esta declaração já pode ser vista nas TVs atuais com acesso á internet, possibilitando o usuário se comunicar com o mundo através das redes sociais enquanto assiste o seu programa favorito.   

Dentro deste contexto de interatividade, surge a Inteligência Artificial (AI). Dentre as muitas definições sobre a Inteligência Artificial, ficamos com a seguinte: a AI faz com que os computadores pensem como o ser humano, ou sejam tão inteligentes quanto o homem. A Inteligência Artificial faz parte dos estudos da Ciência da Computação e o seu desenvolvimento possui elevada importância para o avanço das tecnologias que possibilitam a interação com o ser humano.

Falando em avanço de tecnologia, não há como não citar que existem diversos sistemas inteligentes, cada um se dedicando a um aspecto especifico do comportamento humano. Há os que estudam robôs e se preocupam com a parte motora, os que se debruçam sobre a fala, com o objetivo de criar maquinas que possam conversar e entender as diversas línguas e seus significados.

O fato é que a Inteligência Artificial está cada vez mais perto do ser humano e intrinsicamente presente no cotidiano das pessoas, mesmo que isso pareça ficção. Como exemplo, podemos citar o desenvolvimento de videogames que utilizam esse tipo de estudo para criar jogos cada vez mais complexos, como no caso dos games de futebol, cada jogador tem características muito especificas e próximas ás de um competidor real. Ou seja, um é melhor em passe, mas corre menos que o outro.

Por ultimo, e não menos importante, podemos citar a interatividade que há na medicina por intermédio da Inteligência Artificial. Grande parte dos avanços no ramo da medicina são devidos ao progresso expressivo da AI, e como exemplos podemos citar as próteses e órgãos impressos em impressoras 3D de altíssima tecnologia, bem como os nano robôs que vem sido utilizados em cirurgias de alto grau de criticidade.
 
De acordo com o texto, a interatividade tem se tornado cada vez mais uma exigência dos usuários ávidos por tecnologias que permitam a sua participação de forma quase que real. Partindo dessa premissa, podemos concluir que a Inteligência Artificial tem cumprido seu papel em proporcionar tal interatividade das mais diversas formas possíveis.


                    IFBA - Campus Camaçari
Disciplina: Computador e Sociedade
Professor: Álvaro Ribas
Alunos: Gildeon Júnior, Ricardo Novais e Ricardo Oliveira.

Um comentário: