Pesquisa

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Interatividade e Web Semântica


            O que o texto aborda?

            O referido texto aborda como era a comunicação e quais as mudanças que vem ocorrendo com relação a isso. O autor do texto Marcos Silva dialoga com vários pensadores sobre essa questão, em que o ponto principal é a interatividade. Antigamente, tinha-se a o conceito clássico de apenas emissor, mensagem e receptor.
            De acordo com alguns pensadores, como exemplo M. Marchand acredita que a interação do receptor frente à informação existe, e que o mesmo pode manipular, modificar a mensagem. Já para J. Braudillard essa interação não existe, para ele a máquina é quem domina o homem. Ele diz: "Não há interatividade com as máquinas (tampouco entre os homens, de resto, e nisso consiste a ilusão da comunicação). A interface não existe. Sempre há, por trás da aparente inocência da técnica, um interesse de rivalidade e de dominação."

            E o que é Web Semântica?

            Sabe-se que na web existem muitas informações e muitos compartilhamentos dela. Com o desenvolvimento da internet, o número dessas informações ao longo dos tempos, tornou-se grande e isso fez com que existisse um acúmulo de conteúdo, fazendo com que a informação ficasse embaralhada e até mesmo um pouco confusa. Isso gerou um caos na rede. E como resolver esse problema? Com a Web Semântica. A Web Semântica é um novo conceito de internet. Ela surge com o propósito de deixar a informação que está solta na web, organizada. Ou seja, ela filtra a informação mostrando ao usuário somente aquilo que ele colocou como pesquisa.

            Qual a relação do texto com a Web Semântica?

A Web semântica é uma nova ferramenta que surgiu para tornar as informações dispostas na rede mais organizadas, inicialmente as informações na rede eram empilhadas umas em cima das outras e no momento de realizar determinada pesquisa por um dado, as respostas não eram satisfatórias ou objetivas. A web semântica permite que exista uma melhor interação entre o usuário e a máquina que armazena informações através de mecanismos de buscas mais robustos, interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e organização inteligente de conteúdos. Atualmente, é possível que o usuário pesquise na rede a definição sobre determinada palavra e os resultados desta busca resgate apenas assuntos relevantes para o usuário. O texto aborda que o processo de comunicação interativo tem uma estrutura diferente do esquema atual, este permite que não haja somente emissão e recepção de informação, o receptor se torna  co-criador da informação, podendo moldar/modificar a informação, filtrar aquilo que lhe interessa ou contribuir com a mesma. A web semântica configura esta relação abordada no livro quando provê que o usuário transforme o ambiente da rede em um ambiente humano e organizado, com a finalidade de tornar as buscas por informações mais claras e concisas e que o receptor seja o gestor da comunicação, decidindo o que deseja e o que não deseja ver e tornando transparente e visíveis as réplicas referentes a estas informações. A exemplo de uma ferramenta que utiliza a web semântica, tem-se os mapas interativos (pode ser visualizado no site da Globo Amazônia a respeito de queimadas e desmatamentos) que podem ser alimentados por informações de internautas na rede, formando um material de comunicação coletiva, deixando de ser unilateral, todos tem acesso a tais informações organizadas em um banco de dados e podem acrescentar ou modificar as mesmas e o cenário deste mapa. Outro exemplo seriam as hashtags utilizadas em redes sociais, elas tem o objetivo de agregar informações postadas pelos perfis de vários usuários e organizá-las em uma “gaveta de informações” de acordo com palavras associadas as mesmas, torna uma coleção de vídeos, textos e imagens catalogadas na rede, o princípio essencial da web semântica, que é estruturação e organização dos conteúdos dispostos na rede.






   4º semestre     IFBA - Campus Camaçari
 Disciplina: Computador e Sociedade
 Professor: Álvaro Ribas 
Alunos: Adenilton Morais, Livia Ribeiro,Renata Alves e Thiago Esprigma  

Um comentário: