Pesquisa

sexta-feira, 21 de março de 2014

A favor da regulamentação do profissional de TI

A favor da regulamentação do profissional de TI

Há alguns anos surgiu uma discussão importante e vem causando polêmicas:  A Regulamentação do Profissional de TI.
São dois os projetos que contemplam essa regulamentação, o PL 7.109/2006, de autoria do deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB/MG) e o PLS 607/2007, de autoria do senador Expedito Júnior (PSDB/RO). O projeto relata a respeito basicamente dos seguintes pontos:

>> Obrigatoriedade de formação acadêmica em instituição regulamentada pelo MEC para o exercício das funções de analista de sistemas, técnico de informática e outras profissões relacionadas (o analista deverá possuir graduação superior em um curso de análise de sistemas, ciência da computação ou processamento de dados e o técnico de informática deverá possuir diplomação técnica equivalente ao ensino médio);

>> Profissionais que comprovarem um mínimo de 5 anos de experiência na data de homologação da lei para obterem a regulamentação sem a diplomação desejada;

>> Definir a jornada de trabalho em 40hs semanais;

>> Estabelecer um piso salarial para cada função;

>> Criar o Conselho Federal de Informática (CFI) e os Conselhos Regionais de Informática (CRI), que deverá detalhar as regras de regulamentação para cada função.

A minha opinião é que sou a favor da regulamentação da profissão, mas discordo de alguns termos presentes nas PLs. Concordo que é necessário se estabelecer um piso salarial para cada função, pois isso fará com que os profissionais da área sejam mais valorizados, não tendo que disputar com aqueles que aceitam salários baixos. A obrigatoriedade da formação acadêmica é outro ponto que fará com que o mesmo seja valorizado, porém não deve ser somente nas funções estabelecidas pela PL, pois TI abrange muito mais áreas que as expostas pela lei. Vale lembrar que a formação não irá garantir que o graduando possua maturidade e qualidade necessária para exercer a profissão.

E por fim, com a regulamentação poderemos contar com um órgão capaz de lutar pelos nossos direitos.

IFBA - Campus Camaçari
Aluna: Renata A. M. De Souza
T.I - IV Semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário