Pesquisa

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Interatividade e as Redes Sociais


Fato é que as Redes Sociais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, e a interatividade tornou-se palavra de moda, o crescente aumento dos internautas, fez a interação se popularizar garantindo fácil acesso da população a informação, quebrando a distância, e conectando muita gente, em outras palavras, elas chegaram para trazer efeitos positivos para os usuários.

A nova geração já começa a vida teclando e vivenciando um mundo  instantâneo, com troca de informações a cada instante. As Redes Sociais permitem que os usuários criem perfis, os utilizem para compartilhar informações e se agrupar de acordo com os interesses em comum, sendo a importância do seu uso é necessário para comunicação, o relacionamento com os amigos também melhorou, uma vez que as pessoas andam cada vez mais ocupadas com o trabalho e negócios, muitas são as vantagens, mas elas também guardam a parte obscura, pois o alto grau de confiança que os usuários costumam depositar entre si, faz com que chamem a atenção, de pessoas mal-intencionadas.   

Quantas vezes ouvimos falar das redes sociais ? Falam sobre as ultimas novidades e os aplicativos a serem lançados, sobre as formas de uso , sua interação com os telefones celulares e até mesmo com a TV de casa. Muitos dizem que é apenas mais um modismo da internet, e geralmente quem é mais velho fala que é "coisa da garotada", mas interatividade tem marcado presença  nas redes sociais e quem tem a ganhar com isso é a democracia, pois independente da opinião, a maioria garantirá que prevaleça sua vontade.

Protegida ou não a internet fomenta a discussão, então tudo que for divulgado lá se intensificará, e as redes sociais tem  mostrado isso , indiscutível que elas chegaram para ficar e que muito influenciam  a sociedade, criando novas formas de canais de comunicação, moldando a vida, e ao mesmo tempo sendo moldadas por ela.O sucesso das redes sociais está na facilidade de acesso e atratividade para diferentes classes sociais, sabendo que a interação social é a base para o desenvolvimento, construído ao longo da história social do homem, em relação com o mundo, através de mediações.

Por : Tarssito Pereira, Pedro Vitor Chaves e Bruno Silva
IFBA - Campus Camaçari -BA 
IV Semestre - Técnico em Informatica (Subsequente)




domingo, 13 de abril de 2014

Interatividade e as Redes Sociais


Interatividade e sua relação com Redes Sociais



As redes sociais fazem parte do cotidiano da sociedade em geral, que de certa forma, se divide em vida social e vida rede social. Criando um perfil e novas formas de interação o homem está conseguindo através das redes sociais, um dos maiores feitos pela humanidade, interagir com uma diversidade imensa de pessoas utilizando um só ambiente.

Porém, tal meio de comunicação pode acarretar danos irreversíveis a sociedade, e ao contexto social, no que diz respeito as interações que configuram a vida em sociedade, tanto quanto a forma de interagir nesse próprio ambiente.

Pontos Positivos das Redes Sociais: São aqueles que tornam a tecnologia amiga dos usuários, tornando a vida mais fácil, e contribuindo para avanços impressionantes na vida do planeta.
Nas redes sociais podem ser apresentados, na forma que possibilita uma grande interação das pessoas, principalmente para aqueles que estão distantes uma das outras e o custo beneficio, pois é bem mais lucrativo, utilizar internet ao invés de usar aparelhos dos sistemas de telefonia.

Pontos Negativos das Redes Sociais: São aqueles em que usuários com nível de conhecimento avançado, acabam utilizando esse conhecimento para atrapalhar o avanço positivo da tecnologia,
criando softwares mal intencionados, que prejudicam os acesso a web e o desempenho das maquinas, valendo ressaltar que ainda existem pessoas que furtam informações e violam os direitos autorais, utilizam imagens alheias de forma inadequada.

A tecnologia é vítima dos valores negativos do ser humano, portanto, na realidade falta educação na forma de utilização de tais meios tecnológicos.

Existem formas de otimizar a utilizam, buscando informação adequada para utilizar os diversos meios de comunicação, assim bem como as redes sociais, eles podem ser: na interatividade com pessoas, deve-se evitar transmitir informações intimas, tais como; números de telefone e senhas importantes, nunca se sabe com quem se esta realmente teclando.

Imagens, vídeos e cenas do cotidiano devem ser evitadas , pois possibilita sua localização por pessoas indevidas, principalmente, se a situação estiver em ambiente de trabalho. Tal conduta pode resultar em demissão,devido as regras da organização não entrem em comum acordo com essas atitudes.

A interatividade certamente possibilitara uma nova forma de viver, porem tem que estar agregada
a educação sendo aplicada de forma positiva, e pensando bem, não há mais tempo a perder com atitudes que não agregam valor.

Somos donos do nosso tempo, só não podemos ainda controla-lo.

Gildario diz: Saudações  só a quem tem coragem!




sexta-feira, 11 de abril de 2014

Interatividade e Web Semântica


            O que o texto aborda?

            O referido texto aborda como era a comunicação e quais as mudanças que vem ocorrendo com relação a isso. O autor do texto Marcos Silva dialoga com vários pensadores sobre essa questão, em que o ponto principal é a interatividade. Antigamente, tinha-se a o conceito clássico de apenas emissor, mensagem e receptor.
            De acordo com alguns pensadores, como exemplo M. Marchand acredita que a interação do receptor frente à informação existe, e que o mesmo pode manipular, modificar a mensagem. Já para J. Braudillard essa interação não existe, para ele a máquina é quem domina o homem. Ele diz: "Não há interatividade com as máquinas (tampouco entre os homens, de resto, e nisso consiste a ilusão da comunicação). A interface não existe. Sempre há, por trás da aparente inocência da técnica, um interesse de rivalidade e de dominação."

            E o que é Web Semântica?

            Sabe-se que na web existem muitas informações e muitos compartilhamentos dela. Com o desenvolvimento da internet, o número dessas informações ao longo dos tempos, tornou-se grande e isso fez com que existisse um acúmulo de conteúdo, fazendo com que a informação ficasse embaralhada e até mesmo um pouco confusa. Isso gerou um caos na rede. E como resolver esse problema? Com a Web Semântica. A Web Semântica é um novo conceito de internet. Ela surge com o propósito de deixar a informação que está solta na web, organizada. Ou seja, ela filtra a informação mostrando ao usuário somente aquilo que ele colocou como pesquisa.

            Qual a relação do texto com a Web Semântica?

A Web semântica é uma nova ferramenta que surgiu para tornar as informações dispostas na rede mais organizadas, inicialmente as informações na rede eram empilhadas umas em cima das outras e no momento de realizar determinada pesquisa por um dado, as respostas não eram satisfatórias ou objetivas. A web semântica permite que exista uma melhor interação entre o usuário e a máquina que armazena informações através de mecanismos de buscas mais robustos, interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e organização inteligente de conteúdos. Atualmente, é possível que o usuário pesquise na rede a definição sobre determinada palavra e os resultados desta busca resgate apenas assuntos relevantes para o usuário. O texto aborda que o processo de comunicação interativo tem uma estrutura diferente do esquema atual, este permite que não haja somente emissão e recepção de informação, o receptor se torna  co-criador da informação, podendo moldar/modificar a informação, filtrar aquilo que lhe interessa ou contribuir com a mesma. A web semântica configura esta relação abordada no livro quando provê que o usuário transforme o ambiente da rede em um ambiente humano e organizado, com a finalidade de tornar as buscas por informações mais claras e concisas e que o receptor seja o gestor da comunicação, decidindo o que deseja e o que não deseja ver e tornando transparente e visíveis as réplicas referentes a estas informações. A exemplo de uma ferramenta que utiliza a web semântica, tem-se os mapas interativos (pode ser visualizado no site da Globo Amazônia a respeito de queimadas e desmatamentos) que podem ser alimentados por informações de internautas na rede, formando um material de comunicação coletiva, deixando de ser unilateral, todos tem acesso a tais informações organizadas em um banco de dados e podem acrescentar ou modificar as mesmas e o cenário deste mapa. Outro exemplo seriam as hashtags utilizadas em redes sociais, elas tem o objetivo de agregar informações postadas pelos perfis de vários usuários e organizá-las em uma “gaveta de informações” de acordo com palavras associadas as mesmas, torna uma coleção de vídeos, textos e imagens catalogadas na rede, o princípio essencial da web semântica, que é estruturação e organização dos conteúdos dispostos na rede.






   4º semestre     IFBA - Campus Camaçari
 Disciplina: Computador e Sociedade
 Professor: Álvaro Ribas 
Alunos: Adenilton Morais, Livia Ribeiro,Renata Alves e Thiago Esprigma  

Interatividade & Inteligência Artificial

O texto discorre basicamente sobre a mudança brusca e fundamental no tríade básica da comunicação (emissão – mensagem – recepção). Esta mudança está ocorrendo por conta da emergência da modalidade interativa de comunicação com foco na transmissão, na distribuição, os quais são fundamentos da mídia em massa: cinema, imprensa, rádio e TV, além do computador através da internet.

Esta mudança vem ocorrendo devido a crescente demanda por interatividade, por parte dos usuários destes meios de comunicação. Pois, segundo M. Marchand, a introdução da interatividade num programa põe em questão o esquema clássico da informação. Quer dizer, o programa não se expressa mais como emissão, mas como conteúdos manipuláveis.

Em outras palavras, agora o emissor dá a vez ao receptor a fim de que este intervenha no conteúdo da mensagem para deformá-lo, desloca-lo, nos fazendo encontrar uma situação de comunicação nova que os conceitos clássicos não permitem mais descrever de maneira pertinente. Ou seja, o receptor não está mais em posição de recepção clássica, a mensagem só toma todo o seu significado sob a sua intervenção.

Todo esse processo de transformação tem gerado implicações paradigmáticas na teoria da comunicação. Pois, na teoria clássica, um conteúdo informacional é uno e indivisível, em virtude de ser fundado na performance da emissão e recepção sem distorções. Já no âmbito da comunicação interativa, reconhece-se o caráter múltiplo, complexo, sensorial, participativo do receptor, o que implica conceber a informação como manipulável, como intervenção permanente sobre os dados.

Em meados da década de 1980, M.Marchand disse o seguinte: “Daqui a dez anos vai parecer completamente absurdo ter um aparelho de TV em casa pelo qual você não pode transmitir nada, apenas receber.” Esta declaração já pode ser vista nas TVs atuais com acesso á internet, possibilitando o usuário se comunicar com o mundo através das redes sociais enquanto assiste o seu programa favorito.   

Dentro deste contexto de interatividade, surge a Inteligência Artificial (AI). Dentre as muitas definições sobre a Inteligência Artificial, ficamos com a seguinte: a AI faz com que os computadores pensem como o ser humano, ou sejam tão inteligentes quanto o homem. A Inteligência Artificial faz parte dos estudos da Ciência da Computação e o seu desenvolvimento possui elevada importância para o avanço das tecnologias que possibilitam a interação com o ser humano.

Falando em avanço de tecnologia, não há como não citar que existem diversos sistemas inteligentes, cada um se dedicando a um aspecto especifico do comportamento humano. Há os que estudam robôs e se preocupam com a parte motora, os que se debruçam sobre a fala, com o objetivo de criar maquinas que possam conversar e entender as diversas línguas e seus significados.

O fato é que a Inteligência Artificial está cada vez mais perto do ser humano e intrinsicamente presente no cotidiano das pessoas, mesmo que isso pareça ficção. Como exemplo, podemos citar o desenvolvimento de videogames que utilizam esse tipo de estudo para criar jogos cada vez mais complexos, como no caso dos games de futebol, cada jogador tem características muito especificas e próximas ás de um competidor real. Ou seja, um é melhor em passe, mas corre menos que o outro.

Por ultimo, e não menos importante, podemos citar a interatividade que há na medicina por intermédio da Inteligência Artificial. Grande parte dos avanços no ramo da medicina são devidos ao progresso expressivo da AI, e como exemplos podemos citar as próteses e órgãos impressos em impressoras 3D de altíssima tecnologia, bem como os nano robôs que vem sido utilizados em cirurgias de alto grau de criticidade.
 
De acordo com o texto, a interatividade tem se tornado cada vez mais uma exigência dos usuários ávidos por tecnologias que permitam a sua participação de forma quase que real. Partindo dessa premissa, podemos concluir que a Inteligência Artificial tem cumprido seu papel em proporcionar tal interatividade das mais diversas formas possíveis.


                    IFBA - Campus Camaçari
Disciplina: Computador e Sociedade
Professor: Álvaro Ribas
Alunos: Gildeon Júnior, Ricardo Novais e Ricardo Oliveira.