Pesquisa

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A Universidade Stanford



A Universidade Stanford é uma das mais importantes universidades dos Estados Unidos, no estado da Califórnia. Em outubro de 1891, a Universidade Stanford abriu suas portas no Estado da Califórnia, na região conhecida como Palo Alto, em memória do filho do fundador, Leland Stanford. Desde então, a universidade cresceu, não apenas em número de alunos e funcionários, mas também em material acadêmico e docente, para oferecer aos seus alunos a melhor educação e situar-se entre as cinco universidades mais prestigiosas dos EUA.

O campus é composto de sete faculdades, quatro dos quais oferecem apenas cursos de pós-graduação: Faculdade de Ciências da Terra; Faculdade de Engenharia; Faculdade de Humanidades; Escola de Administração; Faculdade de Educação; Faculdade de Direito; Faculdade de Medicina.

Além das carreiras universitárias, doutorados e mestrados, Stanford oferece também outros cursos, como continuação dos estudos, cursos para executivos na área de negócios e direito, cursos de verão, cursos para estudantes e outros programas para crianças e professores da região.

Complementando a oferta acadêmica, a universidade dispõe de importantes recursos acadêmicos para oferecer uma formação completa aos seus alunos, englobando desde bibliotecas até catálogos e outras coleções. Cada faculdade conta com um jornal on-line onde são apresentadas todas as novidades relativas à sua área de estudo, assim como as notícias ocorridas no campus, a fim de manter seus estudantes informados.

Foi nessa universidade que surgiu o projeto de um sistema de busca que veio a se tornar o atual Google e também foi desta que surgiu o Projeto Yahoo!.

A universidade oferece mais de 800 alojamentos que abrange cerca de 10 mil estudantes e sua admissão funciona no sistema de seleção com base em analise de histórico escolar. Isso quer dizer que dos 19 mil estudantes que solicitam sua inscrição anualmente, somente 12,7% são admitidos, dos quais apenas 5% são estrangeiros, o que significa: 900 estudantes. Seguindo essa linha seletiva, somente aqueles estudantes que demonstrem um magnífico histórico escolar e excelentes qualidades pessoais serão admitidos nesta universidade. Além disso, será considerada a participação em atividades esportivas, artísticas ou extra-acadêmicas durante sua etapa estudantil.Para a inscrição, será considerada a pontuação obtida nas provas SAT I ou ACT e, caso sua língua materna não seja o inglês, será necessário apresentar pontuação superior a 257 pontos no exame TOEFL.

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Stanford acessado as 08h 30min do dia 25/01/13.
http://www.stanford.edu/about/history/ Acessado às 09h e 01min do dia 25/01/13.

Um comentário:

  1. A universidade de Stanford foi fundada em 1891, é um dos principais centros de pesquisa do mundo,já foi agraciada com mais de 50 prêmios Nobel, principalmente nas áreas de matemática, ciência da computação, ciências naturais e ciências sociais.Na área da computação, ela foi pioneira na instalação e uso de um dos quatro nós iniciais da rede ARPANET (precursora da atual Internet) e participou ativamente na concepção e consolidação do Vale do Silício, através do suporte oferecido para a criação de empresas que hoje são gigantes do setor, como é o caso da Google, Yahoo, Hewlett-Packard, LinkedIn,Netscape Communications.
    A lenda sob a universidade acaba ajudando a criar um universo mágico em volta da universidade. Segundo a lenda um casal que acabara de perder o filho decide fundar uma instituição de ensino para homenagear o filho.
    A metodologia de ensino da Stanford é diferenciada, o Desing Thinking ganha espaço na tentativa de enfrentar os desafios complexos do mundo atual e propor soluções para problemas da sociedade, seja sob a forma de protótipo, seja sob a forma de projeto de impacto social.
    No começo do semestre, os grupos se formam e cada um monta o seu ambiente, com mesas, cadeiras, divisória, lousas, para desenvolver o trabalho proposto pela disciplina. Se o desafio for, por exemplo, desenvolver uma máquina que facilite o plantio em áreas pobres da África, eles têm tudo lá para montar o protótipo. Oficinas, materiais, ferramentas, máquinas. O grupo constrói e testa. Os problemas são reais e os alunos aprendem envolvidos com esses problemas reais. O Desing Thinking é um método promissor, mas para que funcione realmente faz-se necessário todo um respaldo da instituição para que se dê condições adequadas aos estudantes. Sendo "otimista", ainda vamos demorar um pouco, para que esse método se popularize no Brasil.

    http://www.fea.usp.br/noticias.php?i=760

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_thinking

    http://www.quatrocantos.com/lendas/480_stanford_harvard_universidade.htm

    ResponderExcluir